Cláudia Cursos  - by Cláudia Saueressig - cursos, palestras, workshops e treinamentos sobre festas e eventos.   

Telefone 51.30238007    WhatsApp 51.98216.9437  

claudiacursos@tokdearte.com.br

© 2017 por Ana C.G. Morschbacher. 

5 dicas da Cláudia para uma mesa de Natal linda!

O Natal é uma ótima oportunidade de reunir a família, os amigos em volta de uma mesa decorada com criatividade, capricho e muito carinho. Aqui vão 5 dicas para te ajudar a encontrar o melhor caminho.

1 - GARIMPE OS MATERIAIS!
Busque nos armários e caixas guardadas os enfeites de Natal que você não usa há um tempão, louças antigas, taças avulsas que não tem mais conjunto, prataria guardada, enfim, recorra ao acervo da sua casa e separe os materiais que podem compor a mesa. Também vale pedir emprestado de alguém, alugar de uma empresa de locações ou criar alguns complementos com as suas habilidades manuais. 

2- SEPARE POR COR OU ESTILO

De acordo com o que você tem, defina um estilo e a cor padrão que vai trabalhar. Importante que não vire uma exposição de diversos materiais, e sim uma composição de itens afins, que dão complementaridade um ao outro e definam o estilo escolhido. Tradicional, tropical, rústico, rústico-chic, praiano, lúdico ou  provençal, tudo pode ser Natal! 

4 - COM OU SEM TOALHA?

Você pode montar sua decoração diretamente na mesa, sem toalha, usando ou não jogos americanos, trilhos e sousplats. Caso opte por usar toalha, dispense os jogos americanos.

3 - INICIE A MONTAGEM!

Para iniciar os trabalhos, tenha em mente  as regras básicas da mesa posta. Mas, se o objetivo não é fazer mesa posta, podes usar os objetos selecionados para fazer arranjos decorativos para mesa do buffet, mesa de doces e outros recantos.

5 - DIVIRTA-SE COM SUA CRIATIVIDADE!

Lembre que a mesa decorada não se restringe a pratos, copos, taças, talheres e guardanapos. É preciso ter um arranjo ou composição de arranjos para que essa mesa se torne especial e única. Use os espaços vazios na mesa para dispor os objetos que você separou, teste opções, brinque com elementos e solte sua imaginação! Veja a seguir algumas ideias para usar como inspiração.